Um blog para quem sabe que gerar filhos é uma obra que dura toda uma vida!!!

Um blog para quem sabe que gerar filhos é uma obra que dura toda uma vida!!!

domingo, 6 de junho de 2010

Hora certa de tirar as fraldas

Não adianta se apressar para tirar as fraldas do seu bebê. Não precisa ir seguindo modelo de ninguém – o seu filho tem suas particularidades e compará-lo a outras crianças é sofrimento para você e para ele também.
Como diz a pediatra Noemia Goldraich, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – “Respeitar o ritmo da criança é o mais importante.”
As crianças apresentam variações no controle do xixi e cocô, que depende de maturidade física e também psicológica.

COMO FAZER DE MANEIRA TRANQUILA?
•Se optar pelo penico, escolha o modelinho junto com o seu filho. Deixe ele escolher à vontade assim, ele vai se familiarizando aos poucos.
•Mesmo com roupas estimule o seu pequeno sentar no peniquinho ou no vaso (claro! se já estiver com o adaptador de tamanho). Assim ele vai acostumando com a idéia de sentar lá.
•Leve a fralda suja até o penico ou vaso sanitário, ensinando-a que é para isso que eles servem.
•Se o seu filho faz cocô no mesmo horário deixe-o sem fralda. E quando chegar a hora, estimule-o usar o peniquinho ou vaso.
•Se der tudo certo, elogie o seu filho mas sem exagerar. Mas se ele falhar, não critique-o e não insista. Tenha paciência e tente tudo de novo da próxima vez.

QUANDO DEVO RETIRAR A FRALDA?
Após os 2 aninhos e o processo pode durar até três meses ou às vezes até mais. Já o controle noturno demora mais um pouquinho – ocorre de 6 meses a 1 ano após o diurno.
Mas lembrem-se: o seu filho não é igual a ninguém. Por isso, vá com calma. Caso a retirada das fraldas for precoce ou traumática, as conseqüências são sérias, tais como incontinência urinária, prisão de ventre e até infecções.
Outro ponto fundamental é o acordo entre pais e escola. A retirada das fraldas não tem pausa para o fim de semana. A criança deve ser orientada da mesma forma para não se confundir.

QUANDO SEI QUE O MEU FILHO ESTÁ PRONTO?
O ideal é que a criança já saiba andar, falar, sentar-se por cinco minutos, tirar a roupa e compreender ordens.
COMO DEVO PROCEDER QUANDO O MEU FILHO FIZER XIXI NA CAMA?
Olha lá, mamães! Nada de bronca se o seu filho que já deixou as fraldas fizer xixi na cama ou na roupa. Os acidentes normais podem acontecer até aos 5 e 6 anos de idade. Às vezes ele bebeu muito líquido ou se concentrou demais numa brincadeira e acabou se esquecendo. Se virar motivo de briga, o seu filho pode associar a retirada da fralda como um castigo e isso não é nada bom. Em vez de brigar, é melhor buscar a causa do retrocesso, pois o seu filho pode estar só querendo chamar atenção.
Carol Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário

 
Formatado por http://www.cantinhodoblogger.blogspot.com. Imagens de http: